O Brasil Precisa de Obstetrizes

sexta-feira, 18 de março de 2011

USP Leste pode reduzir 330 vagas dos cursos de graduação

Conselho sugere revisão de cursos com baixa demanda.
Cada curso deve perder, no mínimo, dez vagas.

Da Agência Estado
Os cursos de graduação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), mais conhecida como USP Leste, podem ter uma redução de, no mínimo, dez vagas cada um. Em algumas carreiras, o número chegaria a 80, o que totalizaria uma redução de 330 vagas em toda a unidade.
A proposta consta no Estudo das Potencialidades, Revisão e Remanejamento de Vagas nos Cursos de Graduação da EACH. O documento é o resultado do trabalho de um grupo de sete professores - entre eles, o ex-reitor da USP Adolpho José Melfi - e avaliou vagas, carga didática, disciplinas optativas e otimização dos recursos humanos de cada graduação.
Em setembro do ano passado, o Conselho Universitário da USP aprovou um documento que visava à revisão de cursos com baixa demanda e propunha novas diretrizes para todas as graduações da universidade. "Esse relatório mostra o compromisso da USP com a sociedade. Estamos atendendo a uma demanda social", afirma o diretor da unidade, José Boueri.
"As vagas não serão cortadas: serão remanejadas, mas ainda não sabemos como", frisa ele, que ainda citou o projeto de implementação de mais dois cursos na unidade, Mídias Digitais e Design de Serviços, ambos com 30 vagas. O relatório da EACH não tem caráter deliberativo e deve ser analisado por instâncias superiores.
A maior mudança entre os cursos da EACH ocorreria em Obstetrícia: o relatório propõe uma fusão institucional com Enfermagem. A redução de vagas se daria da seguinte forma:
- 80 vagas em Licenciatura de Ciências da Natureza;
- 40 vagas em Gestão Ambiental;
- 30 vagas em Ciências da Atividade Física;
- 30 vagas em Sistema de Informação;
- 20 vagas em Gestão de Políticas Públicas;
- 20 vagas em Lazer e Turismo;
- 20 vagas em Marketing;
- 20 vagas em Têxtil e Moda
- 10 vagas em Gerontologia
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário