O Brasil Precisa de Obstetrizes

sábado, 26 de março de 2011

Estudantes protestam contra ameaça de fechamento de curso da USP Leste

No Masp, alunas, parteiras e mães defenderam faculdade de obstetrícia.
Universidade propõe fusão do currículo com o curso de enfermagem.

Luna D'Alama Do G1, em São Paulo
Dezenas de estudantes do curso de obstetrícia da unidade Leste da Universidade de São Paulo (USP) se reuniram com parteiras, mães e ONGs no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), às 10 horas deste sábado (26). Com cartazes e um abaixo-assinado, os manifestantes pretendem impedir a extinção dessa faculdade, que é a única do Brasil, mas pode se fundir à de enfermagem da USP e ter o próximo vestibular cancelado.
Obstetrícia USP (Foto: Luna D'Alama/G1)
Dezenas de alunos do curso de obstetrícia da USP se reuniram no vão livre do Masp (Foto: Luna D'Alama/G1)
Segundo a coordenadora do curso, Nádia Narchi, os professores e alunos são contra essa mudança porque, apesar de profissões “irmãs”, as duas áreas representam paradigmas profissionais diferentes. “Se a gente for diluído na enfermagem, não vamos construir um campo de conhecimento próprio. Não aceitamos essa proposta e queremos que a USP compreenda a importância social e acadêmica da nossa profissão.”
Nádia disse, ainda, que a USP está se dobrando ao Conselho Federal de Enfermagem, que tem dificultado o registro de obstetrizes formadas, também pouco reconhecidas pelo mercado. “Há duas saídas possíveis: a reformulação curricular ou a contestação judicial, mas a USP optou pela saída covarde, de atender ao conselho”, afirmou a coordenadora.
Atualmente, o curso de obstetrícia da USP Leste, que pertence à Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), tem cinco turmas de 60 alunos cada e duas já formadas. A graduação tem uma duração de quatro anos e meio e, em 1974, já sofreu com a extinção e a fusão à enfermagem – ressurgindo em 2004. A estudante Jéssica Nascimento, do terceiro ano, afirmou que a universidade quer reduzir 330 das 1.020 existentes nos dez cursos do campus. “A enfermagem não tem estrutura para nos abrigar”, avaliou.
Obstetrícia USP 300 (Foto: Luna D'Alama/G1)
Manifestante assina abaixo-assinado em defesa
do curso (Foto: Luna D'Alama/G1)
Para a aluna Flávia Estevan, também do terceiro ano, "a faculdade surgiu como um pedido de movimentos sociais para atender à demanda brasileira de partos normais e para reduzir o número de cesarianas”.
De acordo com ela, o objetivo é acabar com a “fábrica de cesáreas”, já que 90% dos partos na rede privada do país e 50% do Sistema Único de Saúde (SUS) são desse tipo, enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda no máximo 15% nos dois sistemas juntos. “Hoje, o médico é o protagonista e a mulher passa por uma cirurgia. Gravidez não é doença”, destacou Flávia.
A enfermeira obstetra Vilma Nishi, que atua há 35 anos com partos humanizados e já fez mais de 700 em residências, acha que enfermeiros e obstetrizes devem unir forças, porque a figura mais importante dessa história é a mulher. “Nunca vi a USP fechar um curso”, lamentou.
Segundo a administradora Priscila Ariani, mãe de Francisco, de 3 anos e meio, e Arthur, de 9 meses (o primeiro nasceu de cesariana e o segundo, de parto normal em casa), a cesárea é uma invasão e uma falta de respeito ao momento mais especial na vida de uma mulher. “O médico vem com um suposto saber, o bebê é retirado de você, fica no seu colo por 2 minutos e depois preciso me recuperar da anestesia”, disse. Priscila acredita que o médico entende o parto como um procedimento cirúrgico, não como o nascimento de um filho.
Em comunicado, a direção da universidade diz que “a avaliação permanente da graduação e a revisão dos cursos da EACH é absolutamente natural, indo de encontro às demandas sociais, científicas e tecnológicas da sociedade”. “A principal preocupação é com os egressos e com os alunos que estão cursando obstetrícia. Se for necessária outra reformulação do curso, ela será feita”, afirmou Telma Zorn, pró-reitora de graduação.

 http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2011/03/estudantes-protestam-contra-ameaca-de-fechamento-de-curso-da-usp-leste.html

Um comentário:

  1. Realizamos uma blogagem coletiva e redigimos uma carta aberta, segue o link p/ a participação de vcs:

    http://partonobrasil.blogspot.com/2011/03/blogagem-coletiva-carta-de-apoio-ao.html

    Contem conosco!

    ResponderExcluir