O Brasil Precisa de Obstetrizes

quarta-feira, 23 de março de 2011

Alckmin defende manutenção de curso de obstetrícia na USP Leste

Estudantes fizeram protesto pela ameaça de fechamento.
Direção da unidade vai discutir situação com conselho de enfermagem.

Do G1, em São Paulo
Estudantes do curso de obstetrícia da USP Leste, ameaçado de fechamento, fizeram um protesto na manhã desta quarta-feira (23) em frente a uma companhia da Polícia Militar em Ermelino Matarazzo, em São Paulo, durante um evento com a presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. Elas estavam com uma faixa com os dizeres “O fim da obstetrícia é o início do fim da USP Leste”. O governador foi ao local para assinar convênio que permite à PM registrar boletins de ocorrência.
Protesto de alunas da USP Leste (Foto: Juliana Cardilli/G1)
Protesto de alunas de obstetrícia, da USP Leste, em Ermelino Matarazzo, em São Paulo; curso pode ser fechado (Foto: Juliana Cardilli/G1)
Durante o evento, o governador comentou o assunto. “Houve um problema com o Coren. Embora seja um assunto afeito à universidade, vamos ajudar. Eu vejo que a modernidade são equipes multiprofissionais, não precisa tudo ser feito pelo médico. Sou totalmente favorável [à manutenção do curso]”, disse Alckmin.
Ao G1, estudantes mostraram preocupação com uma possível fusão com o curso de enfermagem. "Com toda a certeza os alunos de obstetrícia são desfavoráveis à fusão do curso com enfermagem. Isto seria um retrocesso, visto que voltaríamos ao que aconteceu quando o curso de obstetrícia existiu no Brasil", disse por e-mail Priscila Tavares, aluna do 7º semestre do curso de obstetrícia.
"A fusão transformaria nosso curso de graduação em obstetrícia em um curso de especialização, e hoje nossa formação que tem duração de 4anos e meio em período integral, passaria para no máximo, 1 ano e meio. Isso faria com que nós perdessemos as disciplinas que norteiam nosso atendimento e nossa visão sobre a assistência humanizada", disseram em e-mail as estudantes de obstetrícia Mariana De Gea Gervasio, Laís Akemi Morimoto, Glauce Soares e Thais Peloggia Cursino.
A direção da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), mais conhecida como USP Leste, vai reunir alunos e formados no curso de obstetrícia na próxima segunda-feira (28) na sede do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SP), na Bela Vista. A intenção é buscar alternativas para o curso que corre o risco de ser fechado. Um relatório elaborado por um grupo de trabalho que cuida de revisão e remanejamento de vagas concluiu que a USP Leste deveria fechar 330 vagas do vestibular, e que o curso de obstetrícia (o único no país) deveria se fundir com o de enfermagem.
A decisão provocou revolta dos alunos de obstetrícia. Desde a criação do curso, em 2005, junto com a inauguração do campus da USP na Zona Leste de São Paulo, os alunos de obstetrícia enfrentam dificuldades para o reconhecimento de sua formação profissional. Os formandos precisam de uma certificação especial dos conselhos de enfermagem para exercer a profissão, e muitas vezes só obtêm este registro com ações judiciais.
Em comunicado, a direção da universidade diz que “a avaliação permanente da graduação e a revisão dos cursos da EACH é absolutamente natural, indo de encontro às demandas sociais, científicas e tecnológicas da sociedade”. “A principal preocupação é com os egressos e com os alunos que estão cursando Obstetrícia. Se for necessária outra reformulação do curso, ela será feita”, afirmou Telma Zorn, pró-reitora de graduação.
Os alunos temem a extinção do curso de obstetrícia. Em comunicado que busca angariar assinaturas contra a extinção , os alunos destacam que “a formação específica de Obstetrícia capacita os profissionais para praticar uma atenção individualizada à mulher e à família, compreendendo-a em seus processos de gestação, parto e amamentação como fisiológico, mas também e igualmente importantes, como processos emocionais, sociais, culturais, espirituais e como sementes para um mundo melhor”.

http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2011/03/alckmin-defende-manutencao-de-curso-de-obstetricia-na-usp-leste.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário