O Brasil Precisa de Obstetrizes

quinta-feira, 31 de março de 2011

Conselho Federal de Enfermagem mantém decisão de não registrar formandos de obstetrícia

Estudantes exigem a manutenção do curso desvinculado da graduação de enfermagem
Estudantes exigem a manutenção do curso desvinculado da graduação de enfermagem. Foto: Caio Buni/Futura Press
 
O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) divulgou nota na última quarta-feira comentando as reivindicações dos alunos do curso de Obstetrícia do Campus leste da Universidade de São Paulo. Desde a divulgação e um estudo que prevê a anexação do curso á graduação de enfermagem, o registro dos formandos em obstetrícia tem gerado polêmica.

De acordo com o Conselho, a decisão não conceder o registro profissional aos formandos foi aprovado por unanimidade durante votação dentro do Cofen por preencher os requisitos legais para o exercício profissional da enfermagem. Em nota, o Cofen também ressalta a falta de regulamentação profissional para a profissão.

Já os estudantes de Obstetrícia, que exigem a manutenção do curso separado da graduação de enfermagem afirmam que não desejam ser enfermeiros. De acordo com Marina Barreto Alvarenga, da Associação Obstetrícia da USP, a profissão está desvinculada do exercício da enfermagem e é de fundamental importância para a saúde da mulher. “Gravidez não é doença. Nenhuma mulher tem que morrer dando à luz”, afirma.


http://www.band.com.br/jornalismo/educacao/conteudo.asp?ID=100000416141 

2 comentários:

  1. Mais um passo na direção do conselho independente para as obstetrizes...como isso pode ser feito? Alguém já sabe como iniciar oficialmente essa reinvindicação?

    ResponderExcluir