O Brasil Precisa de Obstetrizes

quarta-feira, 13 de abril de 2011

I HAVE A DREAM EU TENHO UM SONHO

Poema criado por uma aluna do curso de Obstetrícia da USP e lido durante uma da manifestações.

Numa determinada época da história, um negro protestante desafiou uma nação opressora em prol de muitos outros negros que eram marginalizados, tenho seus direitos civis violados pelas autoridades.
Este homem foi Martin Luther King, que não titubeou em momento algum e levantou a voz diante da injustiça em defesa de sua classe e seus ideais dizendo “I Have a Dream”, “Eu tenho um Sonho”, o sonho de ver uma sociedade justa e igualitária.
E nas palavras dele eu me inspiro para dizer:
Minhas amigas (os), embora enfrentemos as dificuldades de hoje e amanhã:
Eu tenho um Sonho...
Que um dia este país viverá o verdadeiro significado da democracia.
Eu tenho um Sonho...
Que um dia este país deixará de ter taxas abusivas de cesáreas desnecessárias.
Eu tenho um Sonho...
Que um dia a lei do acompanhante saíra do papel e será respeitada seja no SUS como na Saúde privada.
Eu tenho um Sonho...
Que um dia os pais deixarão de serem apenas visita em nossas maternidades, e a presença dos homens passará a ser fundamental em todo o processo gestacional.
Eu tenho um Sonho...
Que a mortalidade materna e infantil provocadas por uma assistência obstétrica precária terá fim.
Eu tenho um Sonho...
Que um dia não haveremos mais de humanizar a assistência às mulheres, pois isto será a norma e não a exceção.
Eu tenho um Sonho...
Que um dia as mulheres poderão parir onde, como e com quem quiserem.
Eu tenho um Sonho...
Que um dia esta Universidade defenderá o nosso curso.
Eu tenho um Sonho...
Que um dia nossas autoridades lutarão pelos nossos interesses e não em causa própria.
Eu tenho um Sonho...
Que um dia as(os) obstetrizes formados neste curso deixarão de ser marginalizados e expulsos de seus locais de trabalho, mas serão reconhecidos por lutarem não em causa própria, mas em favor da causa se cada mulher que tem o direito de ter uma assistência de qualidade e de gestar e parir dignamente!
Eu tenho um Sonho...
Que um dia esta universidade, esta cidade e este país reconhecerão a dedicação e empenho dos docentes, alunos e obstetrizes formados neste curso para mudança da qualidade da assistência a gestação, parto e pós-parto dada as mulheres desta nação!


JULIANA FERREIRA
4º ANO DE OBSTERÍCIA
ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Fez Deus bem as parteiras” Ex 1:20

Nenhum comentário:

Postar um comentário