O Brasil Precisa de Obstetrizes

domingo, 10 de abril de 2011

Comissão decide manter as vagas da USP Leste no vestibular 2012

Proposta de corte de 330 vagas foi rejeitada em reunião da EACH-USP.
Definição depende ainda de aprovação do Conselho da universidade.

do G1, em São Paulo
Protesto de alunas da USP Leste (Foto: Juliana Cardilli/G1)
Protesto de alunas da USP Leste (Foto: Juliana
Cardilli/G1)
A Comissão de Graduação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) decidiu manter as 1.020 vagas oferecidas no vestibular 2012, assim como dar prosseguimento ao curso de obstetrícia da maneira como ele se encontra. Uma reunião encerrada na noite desta quinta-feira (7) concluiu que a universidade deverá seguir com a atual distribuição que existe entre os cursos. Não haverá remanejamento de vagas.
A decisão da comissão formada por docentes da EACH-USP agora será avaliada pela Congregação da USP Leste, órgão deliberativo superior da unidade. Esta, por sua vez, terá de encaminhar o documento para o Conselho de Graduação da USP, que dará a palavra final.
Ficou decidido também que a EACH-USP vai elaborar um documento em resposta ao relatório elaborado por um grupo de trabalho que cuida de revisão e remanejamento de vagas. O relatório, assinado pelo ex-reitor da USP, Adolpho Jose Melfi, concluiu que a USP Leste deveria fechar 330 das 1.050 vagas oferecidas no vestibular, e que o curso de obstetrícia (o único no país) deveria se fundir com o de enfermagem.
Cada comissão de coordenação de curso vai levantar os problemas de cada curso e vão analisar o que é possível mudar e o que não cabe de mudança na USP Leste. O curso de obstetrícia permanece para o vestibular de 2012 com o mesmo projeto político-pedagógico. Seguem as discussões com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e o Conselho Regional de Enfermagem (Coren). Os órgãos não reconhecem a formação dos egressos de obstetrícia. A direção da EACH-USP propôs projeto para uma regulamentação específica para a carreira de obstetrícia.
O resultado da reunião foi muito comemorado por mais de 300 alunos que lotaram o auditório da USP Leste. Desde a divulgação do estudo que propunha a redução de vagas, estudantes do curso de obstetrícia promovem uma série de protestos contra o fechamento das vagas e a fusão com enfermagem.
Na segunda-feira (4), o diretor da EACH-USP, Jorge Boueri, garantiu em uma reunião com deputados estaduais a manutenção das 1.020 vagas da unidade e promoteu lutar pela permanência do curso de obstetrícia. Os formandos neste curso precisam de um certificado do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) para exercer a profissão. O Cofen, por sua vez, não reconhece a formação dos egressos de obstetrícia.

http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2011/04/comissao-decide-manter-vagas-da-usp-leste-no-vestibular-2012.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário